Manual: Aprender a tocar um instrumento musical.

Dia 03 de janeiro, estava eu fazendo como todo tipico paulistano – Passando o recesso de final de ano na praia.
Aproveitei para fazer uma caminhada na orla a noite/madrugada e no meio do caminho parei num quiosque para tomar uma água.
Ali sentado no quiosque vi uma galerinha com uns  10…12 caras e garotas que deviam ter  uns 17, 18 anos, todos sentados sobre cangas na areia, acompanhados de  garrafas de bebidas, fumaças das mais diversas e em seus celulares que se dividiam entre uma playlist de  funk e um post no instagram,

Estou com 35 anos, sou da geração “Híbrida”. Vivemos todas as  mudanças tecnológicas de forma gradual, sabendo usar a vida digital para facilitar a vida analógica, a vida real. Algo que a galerinha que estava sentado na praia ainda não sabe fazer.

luau-tocar-violao

E essa cena me fez lembrar a virada do milênio, onde eu com 21 anos estava também na praia (esperando o fim do mundo) em uma situação parecida como a dos jovens de 2014 – Vários amigos, praia, bebidas, fumaças e um acessório que  fez daquela noite uma das que jamais me esqueci: Um Violão.

Lembro que nessa noite, já em 2000, eu sai da praia as 05 da manhã com os dedos cheio de bolhas por tocar por mais de 5 horas seguidas acompanhado por um amigo no bongô. O que começou com 04, 05 amigos virou um show para mais de 50 pessoas. Todos felizes, cantando e pedindo musicas que eu, inspirado, conseguia tirar do violão assim como um mágico tira um coelho da cartola.

Todo homem tem que saber sobre música

Eu acredito que todo homem deveria tocar um instrumento musical. Os benefícios são gigantescos, posso ficar horas aqui listando as vantagens, vou falar apenas 10.
01) Seu gosto musical melhora;
02) Você conseguirá entender realmente oque é música e a dificuldade (ou não) de se compor. Descobrindo novos ritmos, novas bandas, novos músicos;
03) Música é arte, ela abre seu horizonte intelectual;
04) Seu repertorio de assuntos aumentará significativamente;
05) A música atrai as pessoas;
06) Se você aprender a tocar e cantar você será a estrela de qualquer rodinha de amigos (as);
07) Tocar é um remédio, você pode estar com problemas gigantescos, esquecerá quando estiver tocando;
08) Se você aprender a tocar bem terá a possibilidade de montar uma banda;
09) É um hobby muito barato
10) A musica atrai as mulheres

Mulheres x Músicos

fas

De acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music, uma mulher é mais propensa a dar o seu número para um cara carregando um estojo de guitarra do que um homem com roupas de academia. Já falamos desse estudo. Leia aqui.

Mulheres associam o talento musical com uma vantagem genética e capacidade intelectual. Além disso, há o frescor e o fator diversão.

“A música induz a um efeito positivo e este efeito positivo aumenta a receptividade da mulher”, diz Nicolas Guéguen, autor do estudo e pesquisador da Universidade do Sul da Bretanha, na França.

Outro estudo, publicado, mostrou que as mulheres são mais receptivas a uma imagem no perfil do Facebook que mostra um homem com um instrumento musical. Os pesquisadores criaram dois perfis no facebook, um com uma foto normal e outra com um instrumento, cada perfil enviou pedidos de amizades para 100 mulheres solteiras, com o texto: “Oi, tudo bem? Gostei da sua foto, gostaria de lhe conhecer”. No final do estudo, 28% das mulheres responderam positivamente ao guitarrista e apenas 10% das mulheres responderam positivamente a foto sem o instrumento.

mulheres-gostam-de-homens-que-tocam-violão

Mas não se desespere se o seu único talento é tocar uma guitarra imaginária. Acontece que o tocar um violão não é tão difícil de aprender.
Com um violão em mãos você só precisa aprender alguns acordes e você vai ser capaz de tocar um monte de músicas. (ainda mais se você gostar de sertanejo).
Praticamente qualquer pessoa pode aprender com algumas aulas e principalmente praticar.

APOSTAMOS COM VOCÊ: Se você pegar um violão, por 01 hora durante 03 meses você certamente conseguirá tocar uma música que goste.

Como aprender?

Quando eu comecei a tocar única ferramenta que tínhamos eram as revistas de cifras vendidas em bancas de jornais.
Hoje em dia existem diversas ferramentas.

aprenda-a-tocar-violao

No Youtube você tem vídeos que ensinam todos os ritmos, músicas, solos, as variações, TUDO! Até mesmo a base da música sem o violão para você tocar como se fosse uma banda, fala sério?
Os livrinhos de cifras foram substituidos por sites que facilitam (até demais te tornando um robô) como o Cifras e o CifraClub.
Aplicativos dos mais diversos para celular e tablet, mas nada substitui um professor, procure uma escola de música.

Qual instrumento comprar?

Isso depende muito do estilo musical que você gosta.

Muitos professores preferem começar com os violões de Nylon ao Aço.

Eu, aos 14, 15 anos fui influenciado por Nirvana, Pearl Jam, Sondgarden, música grunge de Seatle e também rock inglês, mais precisamente pelos FANTÁSTICOS discos “Definitely Maybe”  e “(What’s the Story) Morning Glory?” do OASIS. 

capas disco oasis

Isso influenciou na escolha do meu primeiro instrumento e então comprei um FOLK (veja abaixo os tipos de violões), depois de um tempo comprei um violão com cordas de nylon, aprendi a gostar muito de MPB/Samba/Choro, exatamente por saber que esses estilos são realmente difíceis de tocar e o rock não mais me desafiava e também (pelo nobre motivo) a mulherada pedia os pagodinhos dos anos 90, então tive que aprender esse negócio de samba e MPB. ;)

Os violões:

Violão Clássico:

violão de nylon

É um violão que usa cordas de nylon é muito indicado para iniciantes. É o violão tradicional da musica brasileira.

Violão 07 Cordas:

violao-07-cordas

Muito usado no samba e principalmente no chorinho, a sétima corda (afinada em SI) faz com que o violão crie características de contrabaixo.

Violão Flat:

violao-flat

É  um violão de corda de aço, com um som mais agudo devido ao bojo (caixa) menor, isso faz com que ele seja um bom instrumento para solistas, devido aos seus bons timbres de médio e agudo.

Violões Folk:

folk-violao

Violão Folk é um violão com cordas de aço e tem o bojo maior e mais largo que o flat, isso faz com que o som amplifique. Tem um som encorpado, porém não perde agilidade e sonoridade nos médios e agudos. É o mais equilibrado.

Violões Jumbo:

jumbo

Violão que foi eternizado pelo Rei do Rock – Elvis Presley. Ele possui um som mais grave do que o FOLK, tem um “peso” no som, e é bonito pra caramba. Chegar na roda de violão com um jumbo… não da pra fazer feio!

Violão 12 cordas:

violao-12-cordas

Dois violões juntos em um só. O 12 cordas dá um efeito de pedais Flanger e Chorus, dobrando o som.
Quem “arranca” o melhor som desse tipo de violão no Brasil é o HITMAKER Lulu Santos.
Não confunda viola com violões de 12 cordas, são afinações diferentes.

Violão é a porta de entrada

homembanda

O violão geralmente é o primeiro passo para despertar em você a musicalidade, a partir do momento que você entender que a musica não é um bicho de 07 cabeças você conseguirá ter facilidade com qualquer outro instrumento, até mesmo os rítmicos.

Eu passei pelos violões, guitarra, cavaco, piano e descobri que o contrabaixo é o instrumento que mais tenho afinidade. Isso você descobrirá com o tempo, assim como descobrirá que tocar um instrumento te fará um cara melhor.

Boa sorte, o palco é seu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui